3. Licenciamento de software¶
3.1 - O que é e por quê licenciar?¶
Propriedade intelectual: marcas, patentes, direito autoral.
Licença padrão e automática: copyright.
No Brasil: Lei 9610/98.
3.2 - Licenças básicas¶
3.2 - Domínio Público¶
Obras sem direitos autorais, isto é, não protegidas por legislação de autor.
Existe direito moral (autores/as podem reinvindicar a autoria).
Trabalhos podem ser modificados e vendidos mesmo sem citar a fonte.
Obra “doada ao infinito”.
3.2 - MIT¶
Próxima do domínio público.
Trabalhos derivados podem se tornar proprietários.
Permite sublicenciamento.
Exemplos de software sob esta licença: Ruby on Rails, Node.js e jQuery.
Imagens:
Licença MIT.
3.2 - Estilo BSD¶
Similar à Licença MIT.
Família de licenças.
Exemplo: New BSD: permite redistribuição (fontes e binários):
Desde que mantido o texto de copyright.
Desde que o nome dos/as autores não seja usado para promover produtos derivados.
Mas exime autores(as) de quaisquer responsabilidade advindas do software.
Imagens:
Licença BSD.
3.2 - Vantagens e desvantagens¶
Vantagens:
Facilmente legíveis (licenças pequenas).
Flexibilidade: aderência a modelos de negócios.
Desvantagens:
Trabalhos podem se tornar proprietários.
Contribuições não necessariamente voltam à origem.
3.3 - Copyleft: GNU GPL¶
3.3 - Histórico¶
Custo crescente e comodificação do software.
Ameaça ao “commons” hacker.
Free Software Foundation.
Licença copyleft “viral”: garante as liberdades.
3.3 - Quatro liberdades do software livre¶
Rodar.
Estudar.
Redistribuir.
Melhorar.
Exemplo: licença desta documentação.
3.3 - Sabores¶
GNU GPL: licença padrão.
GNU FDL: para documentação.
GNU Affero GPL: requer a disponibilização de código fonte por quem roda o software.
3.3 - Open Source versus Free Software¶
Free Software: liberdade como princípio.
Open Source: código aberto favorece negócios.
3.4 - Creative Commons¶
Conjunto de licenças (7 licenças padrão).
Escopo abrangente. Em geral usado para o que não é software.
Formatos curto, longo e compreensível por máquina.
Parâmetros:
Atribuição.
Compartilhamento sob a mesma licença.
Se o trabalho é comercial ou não.
Permite ou não trabalhos derivados.
3.5 - Outras licenças¶
3.5 - Apache¶
Similar às licenças BSD e MIT.
Linguagem mais adaptada ao direito.
Dá permissão ao uso de quaisquer patentes dos autores que estejam no código.
Exemplo: Android.
3.5 - MPL (Mozilla)¶
Hibridação da New BSD com a GPL: balanço entre o mundo livre e o proprietário.
Código em MPL deve permanecer em MPL.
Mas código MPL pode ser mesclado com código proprietário.
Exemplo: Mozilla Firefox (integra com plugins proprietários).
3.6 - Licenciando o seu trabalho¶
3.6 - Escolhendo a licença¶
Compatibilidade entre licençar (distribuição e linkagem).
Sublicenciamento.
Você pode criar sua própria licença!
Você pode licenciar o seu trabalho sob múltiplas licenças.
Roteiro do screencast:
cd ~/projetos/blogatico
wget https://www.gnu.org/licenses/gpl.txt -O LICENSE.txt
3.7 - Atividades¶
Escolha uma licença para o seu projeto.
Caso seu projeto possua conteúdo que não seja apenas software (ícones, imagens, etc), entre no gerador de licenças do CreativeCommons e gere uma licença. Guarde o código de embarcação da mesma para inseri-la no seu projeto.
Bônus: escreva uma pequena licença de software. Isso pode lhe ajudar a entender melhor o que você acha importante numa licença.
3.8 - Referências¶
Lei 9279/96 - Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial: programas de computador não são considerados como invenção nem modelo de utilidade.
Free Software Foundation — working together for free software.
Escolher uma licença open source não precisa ser assustador - EscolhaUmaLicenca.com.br.
Choosing an open source license doesn’t need to be scary - Choose a License.
O problema da Licença BSD - Projeto GNU - Free Software Foundation.
Software livre, código aberto e software gratuito: as diferenças.