9. Encerramento

9.1 - Metodologias e técnicas de produtividade

  • Organização almeja fluidez.

  • Busque uma metodologia pessoal.

  • Saiba se adaptar a diversas metodologias em equipe.

9.2 - Ambientes de desenvolvimento

  • Deixe seu ambiente de desenvolvimento afinado com o seu trabalho.

  • Descubra quais são as ferramentas fundamentais para você.

  • Mantenha templates e scripts de produtividade para facilitar a prototipagem de novos projetos e a execução de tarefas cotidianas.

9.3 - Licenciamento de software

  • Qualquer conteúdo é protegido por copyright por padrão.

  • Licenças de software livre e aberto abrandam o copyright, aproximando seu software do copyleft.

  • Existem diversas licenças, cada uma delas mais apropriadas dependendo de como o software se integrará com outros softwares e com a comunidade.

9.4 - Controle de versão e social coding

  • Pedra fundamental das boas práticas e quase impossível programar hoje em dia sem isso.

  • Serve para acompanhar as mudanças no código e facilitar a integraçao do trabalho feito em time.

  • Não resolve todos os problemas de desenvolvimento, pois não torna obsoleta a comunicação entre desenvolvedores(as).

  • Serviços de hospedagem de repositórios git são altamente recomendados.

9.5 - DevOps: desenvolvendo e orquestrando

  • Alta sinergia entre desenvolvimento e operação.

  • Entregas constantes em ambientes de alta disponibilidade.

  • Automação de tarefas administrativas para torna-las corriqueiras e reprodutiveis.

  • Testar o código é fundamental para que a integração funcione.

9.6 - Segurança e privacidade

  • Criptografia é só uma parte das práticas seguras.

  • Pense em como sua aplicação poderia ser subvertida e como voce poderia mitigar as ameacas mais prováveis.

  • Use HTTPS!

9.7 - Quando (não) reinventar a roda

  • Design patterns sao importantes referencias de como desenvolver, porem não são leis: visão crítica é importante.

  • Anti-patterns sao exemplos do que não fazer, servindo para aprendermos com as falhas do passado.

  • Documentar é preciso!

  • Saiba quando inventar, reinventar ou desinventar a roda!

9.8 - Lidando com os clientes

  • Uma boa proposta é um bom começo!

  • Estimar o trabalho necessario depende da experiencia passada do(a) desenvolvedor.

  • Cobrar por hora ou por projeto depende muito da definiçao do escopo.

  • Existem fatores de competição e cooperação que podem influir no valor cobrado.

  • Formalizar sua relaçao é mais simples do que parece!

9.9 - Seguindo adiante

  • Sempre haverá novos métodos para eliminar as dificuldades acidentais na programação.

  • Não existem verdades absolutas, mas sim um caminho para reavaliações e autoconhecimento.